Imagem capa - Ensaio fotográfico no pôr-do-sol: 5 lugares em Porto Alegre para ter fotos incríveis por Pati Cruz
Dicas para ensaiosEnsaio gestanteEnsaio de família

Ensaio fotográfico no pôr-do-sol: 5 lugares em Porto Alegre para ter fotos incríveis

Fotos no pôr-do-sol são sempre lindas. A Golden Hour, como é chamado o horário do entardecer nos últimos minutos antes do sol de pôr, fornece uma luz dourada incrível para a fotografia, que é desejada por muitos casais, gestantes e famílias, porém não é em todos os lugares que essa luz do sol do fim de tarde chega. Hoje vou falar um pouquinho sobre 5 lugares em Porto Alegre onde se consegue a luz do pôr-do-sol e um ensaio incrível.

USINA DO GASÔMETRO

A usina do gasômetro é o ponto mais icônico para se ver o pôr-do-sol no guaíba. Lá é possível acompanhar o pôr-do-sol até ele sumir no rio. Após a reforma o lugar ficou ainda mais incrível para ensaios fotográficos, cheio de formas e texturas que podem garantir lindos registros! Ao meu ver, a única desvantagem de fotografar no gasômetro final de tarde é que às vezes fica bastante lotado de gente, o que dificulta um pouco para conseguir imagens "limpas", sem que outras pessoas apareçam ao fundo, mas a área é bem extensa e se você optar por fotografar lá, certamente vai conseguir alguns pontos mais vazios.



PRAIA DE IPANEMA

Assim como no gasômetro, na praia de ipanema também é possível ver o sol até o último segundo de luz, com a diferença de que lá é tudo mais "natural", com pé na areia, e árvores nos arredores. A vantagem de fotografar em ipanema é que geralmente tem menos gente do que no gasômetro. Lá também é mais fácil de estacionar pois tem muitas ruas transversais de fácil acesso.






PONTAL

O Pontal é bastante novo e ainda está em construção, mas já virou paixão de muitos portoalegrenses que vão até lá para ver o pôr-do-sol. A área é menor em termos de extensão se comparada à usina do gasômetro ou à praia de ipanema, porém conta com uma prainha onde o sol se põe bem  centralizado. Dali, é possível ir a pé (em uns 3 minutos) até o museu Iberê Camargo, onde da pra fazer fotos bem legais também, explorando suas geometrias, mesmo que só pelo lado de fora.






PARQUE KNIJNIK

Saindo da área da orla do guaíba, o parque Knijnik fica em um ponto bem alto da cidade, de onde é possível acompanhar o pôr-do-sol com vista panorâmica para Porto Alegre. É uma proposta bem diferente das fotos feitas na beira do rio, porém os registros ficam igualmente lindos. O lugar é super seguro (inclusive já mencionei ele nesse post sobre locais seguros para fotografar em Porto Alegre), só é importante se atentar aos horários. O parque geralmente fecha entre 17h e 18h (dependendo do dia da semana e época do ano) e no verão o sol se põe mais tarde do que isso, então dá uma verificada no horário do pôr-do-sol no dia do seu ensaio para ter certeza que vai ser possível registrar esse momento com o parque ainda aberto.






O BUTIÁ

O Butiá foge totalmente dos lugares que citei antes, pois lá é privado e fica no município de Viamão, em Itapuã, mas é tão lindo que achei que valia dar a dica. Existe duas maneiras de fazer ensaio no Butiá. A primeira delas é fazendo reserva para visitar o lugar em um dia em que eles estão com programação, geralmente aos finais de semana. A vantagem dessa primeira opção é poder curtir um dia gostoso, em um lugar diferente (tem dias que eles têm até show ao vivo no pôr-do-sol). Fiz os registros da comemoração de 40 anos de casados da Irma e do Edson em um dia desses, com programação de show. A segunda é locando o espaço exclusivamente para realizar o ensaio, como foi feito nas fotos da Espera pelo Miguel. Essa segunda opção é mais onerosa, mas tem como vantagem ter o espaço inteiro exclusivo para o ensaio. De qualquer modo,você consegue mais informações sobre ensaio no O Butiá no site deles.